domingo, 23 de fevereiro de 2020

Suporte e Sugestões



Neste espaço eu proponho complemento para o acompanhamento e desempenho, além de organização do estilo de vida, reeducação alimentar e etc.

  • Já possui algum monitor de registro de atividades? Atividade principal aqui é para caminhada ou corridas (a pé ou bicicleta). Há muito eu usava um aplicativo da Google para esta finalidade (Minhas Trilhas), mas o projeto foi encerrado. Neste momento a Google tem um substituto, o Google Fit.
  • Já utilizei o Runtastic (hoje, Adidas Runtastic), e à época era um bom registrador.
  • Por último tenho estado satisfeito com o Runkeeper (este app é da ASICS). Este permite compartilhar seus feitos com "amigos" de dentro do app. Assim, me facilita acompanhar seu desempenho (caso queira compartilhar comigo, é claro). Para Android, aqui; Para IOS, aqui.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Índice de Massa Corporal



O famoso IMC, Índice de Massa Corporal (ou Corpórea).

Este índice é a referência para um corpo saudável. Ainda que você não consiga estar na condição de NORMAL na tabela, vale a pena saber a distância desta referência. Também é uma ajuda para programar e planejar como alcançar o NORMAL da tabela. Vamos ao IMC?



Qual é o seu peso? (aqui, vamos propor 112kg)
Qual é a sua altura? (aqui, proporemos 1,85m)
Você pode fazer a substituição pelos seus valores e substituir os valores da fórmula abaixo


De posse desses dados, nós podemos calcular nosso IMC:

IMC = 112 ÷ (1,85 x 1,85)              <--- pela regra, executamos os parênteses primeiro.

IMC =  112 ÷ 3,4225

IMC = 32,7 (eliminando as casas decimais)
Esse é o resultado do indivíduo.

Agora vamos conhecer a CLASSIFICAÇÃO do IMC
(nosso foco é para perda de peso, então, se você estiver abaixo do índice NORMAL, você deve procurar ajuda de profissional qualificado para ganho de peso com qualidade de vida)

de 18,5 a 24,9 ...................................... NORMAL
de 25 a 29,9 ......................................... PRÉ-OBESIDADE
de 30 a 34,9 ......................................... OBESIDADE GRAU I (PRIMEIRO)
de 35 a 39,9 ......................................... OBESIDADE GRAU II (SEGUNDO)
acima de 40 ......................................... OBESIDADE GRAU III (TERCEIRO)

Note que a pessoa do cálculo está, segundo o índice, com OBESIDADE GRAU I



=*=*=*=*=* Permita-me um testemunho*=*=*=*=*=


Em 2017 tive estes registros, ao procurar uma profissional da nutrição. Foi orientado reeducação alimentar (muito importante - independente de emagrecimento), opção de não usar medicação, tendo contrário o tipo de trabalho burocrático (sedentário), vida corrida (à época, me deslocava 100km pra trabalhar, deixava a companheira em seu trabalho, buscava na volta, muito estresse do trânsito, estava buscando formação superior, estava recebendo oportunidade de inovação com metodologias de ensino aprendizagem). TUDO CORROBORAVA CONTRARIAMENTE. Com muito esforço de ficar sem comer (de verdade, e não aconselho a ninguém), consegui atingir 99kg, mas foi apenas até a consulta e registro dos dados. Logo voltei a aumentar o peso novamente. Isso era 2015.

Em 2018 iniciei na Franquia MARITA. Era meu passo rumo a uma vida de melhor qualidade.
Com alguns meses usufruindo do Café 3.0, consegui pouco resultado. Minha vida ainda estava muito tumultuada e sem tempo para exercícios físicos, além de continuar na vida sedentária (trabalhando com burocracia).

Em 2019 deixei o serviço burocrático em Goiânia e fiquei em Goianira (serviço mais físico, ganhava algumas horas sem translado estressante, ganhava tempo para inserir algum dia de caminhada. Consegui me manter, por quase o ano todo, nos 105kg. Meu IMC era 30,7, quase saindo a OBESIDADE. Ao final do referido ano, algumas questões tumultuaram os 2 últimos meses. O que seria para ser um desastre total (em todos os sentidos da vida: profissional, emocional, familiar...) usei para focar mais ainda na redução do peso e de medidas, principalmente fazendo caminhada. Fechei o ano com 97kg, IMC 28,3, e já não estava mais na obesidade e, sim, em PRÉ-OBESIDADE.

Janeiro não foi diferente e eu usava a caminhada para arejar a cabeça. Comecei a estender o percurso. O costume era 3km, depois passou a 5km, depois 7km. Criei coragem (decidi no trajeto mesmo) e ampliei para 9km (digo que esse foi o divisor de águas, porque depois desse avanço eu percebi que não tiver percepção de sobrecarga de cansaço). Logo-logo estava chegando nos 15km diários, em 2 horas de caminhada. Para não aumentar muito meu tempo sem fazer as obrigações (porque, a partir do tumulto do final do ano anterior, eu passei a viver sozinho - então apenas eu pra fazer todas as coisas e providenciar jeito de pagar as contas, além do secular).

Hoje (fevereiro de 2019 - mais adiante será editado para ser colocado no passado) estou voltando à vida profissional sedentária (burocracia) e quero conseguir não voltar a aumentar o peso, além de manter os exercícios físicos na maior quantidade de dias possíveis. Meu peso atual é 92,5kg, IMC 27,0, o que me mantém ainda no mesmo patamar do índice anterior, MAS só faltam 2 pontos para eu sair da pré-obesidade e estar no NORMAL. Adianto aqui que nunca tinha percebido nada de ruim com a disposição, com a força para o trabalho, não tinha corpo ruim. Tudo para mim era normal, estando com os 115km. Ao longo da eliminação de peso e medidas, percebi modificação na minha postura, no posicionamento do banco do carro. Tudo isso em virtude de adequação ao IMC e melhora na qualidade de vida. Muito mais disposição! Para quem está começando, FORÇA! O caminho é árduo, mas a conquista é SABOROSA!